Trump prorroga prazo para venda do TikTok

WASHINGTON, D.C. — 17 de setembro de 2025 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto que estende até 16 de dezembro de 2025 o prazo para a venda das operações do TikTok no país. A decisão mantém o aplicativo no ar, mas impõe um ultimato final à ByteDance, sua controladora chinesa: encontrar um comprador americano ou encerrar as atividades nos Estados Unidos.

TikTok estaria espionando agentes do governo

Casa Branca insiste que o TikTok representa risco à segurança nacional, acusando-o de servir como ferramenta de espionagem do governo chinês, coletando dados de cidadãos — inclusive funcionários públicos — por meio de celulares.

Fontes do governo confirmam que um consórcio liderado pela Oracle está sendo estruturado para assumir o controle das operações americanas, garantindo que os dados dos usuários sejam armazenados em solo nacional e que a gestão do aplicativo fique sob comando dos EUA a partir de 2026.

E os dados do algoritmo do Tiktok?

Apesar do avanço, pontos cruciais permanecem indefinidos: a participação acionária da ByteDance, seu possível controle sobre o algoritmo de recomendação e a aprovação final do Congresso e de agências de segurança cibernética.

A decisão equilibra a proteção da soberania digital com a realidade de que o TikTok se tornou plataforma essencial para criadores de conteúdo, campanhas eleitorais e milhões de americanos — sem, contudo, abrir mão da exigência de que redes sociais sob controle estrangeiro sejam vendidas a empresas nacionais, conforme legislação aprovada em 2024.

Olhar Destro — Fatos. Fé. Liberdade. Sempre com olhar destro.

Compartilhe

Publicar comentário